O Triunfo da Morte



"Una. Ah, Morte, o espectro que se sacia em todos os festins! Quantas vezes, Monos, perdemo-nos em especulações acerca de sua natureza! Quão misteriosamente agiu ela como empecilho à felicidade humana - dizendo-lhe "até aqui, e não mais além!"."
  O Colóquio de Monos e Una . Edgar Allan Poe

          As reflexões acerca da morte sempre foram permeadas de mistérios, e os acontecimentos póstumos jamais estiveram sob a luz da ciência humana. Estes temas, de certo modo, me despertam muita curiosidade e as vezes, até me perco em meus pensamentos. A minha visão sobre a morte é contemplativa e tudo que já busquei entender sobre me permitiu conceber minha própria concepção sobre ela.

          Quando eu era criança, meus pais, de origem católica, me ensinaram a temer a morte, ao modo como também foram ensinados. Sempre me diziam sobre os prazeres da vida carnal e da vida póstuma, mas nunca sobre a morte. Falar sobre ela era também falar sobre dor e saudade.

          Estes sentimentos, ainda os respeito quando penso na morte, mas deixei de considera-la como uma relação de dualidade entre vida e decesso, como fenômenos que se opõe. A morte é parte da vida. A carne podre é alimento. É preciso morrer para se continuar vivendo. 

          Deste modo a representei nesta pintura. A metamorfose da morte, que eternamente se transforma em vida.


          A pintura é uma colaboração com o projeto literário de um amigo, "Devaneios Efêmeros". Quem estiver interessado em saber mais sobre o projeto, pode encontra-lo no Facebook:

 Devaneios Efêmeros

2 comentários:

  1. Simplesmente maravilhosa a arte, os elementos que vc inseriu nela, a forma como inseriu... E o sentimento por detrás dela. A morte também é pra mim motivo de meditações e contemplações profundas. Gostei muito!!

    ResponderExcluir

 

O autor


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed semper blandit tortor tempus interdum. Fusce interdum odio eget odio maximus volutpat. Aenean pulvinar mi dui, non ultricies justo ultrices nec. Suspendisse interdum vel lorem tincidunt vestibulum. Pellentesque euismod congue pulvinar. Suspendisse vestibulum ante ac nunc hendrerit, non molestie eros hendrerit. Maecenas consectetur enim sit amet mauris imperdiet, commodo pulvinar tellus tristique.

Postagem em destaque

O Primeiro Arcano

Este vem sendo um ano bastante desgastante para mim, é a última etapa da minha graduação e as correrias com TCC me consomem. Muitos pra...