Calíope, bela voz
Foi a musa da poesia épica, da ciência em geral e da eloquência e a mais velha e sábia das musas, e é considerada por vezes a rainha destas. É representada por uma figura de donzela de ar majestoso, coroada de louros e ornada de grinaldas, sentada em atitude de meditação, com a cabeça apoiada numa das mãos e um livro na outra, tendo, junto de si, mais três livros: a Ilíada, a Odisseia e a Eneida. Em outras representações, traz como atributo um rolo de pergaminho e uma pena.
Mãe de Linos, com Apolo ou Oeagrus, e de Orfeu, das sereias e dos coribantes.Clio, a proclamadora
Clio é a musa da história e da criatividade, aquela que divulga e celebra as realizações. Preside a eloqüência, sendo a fiadora das relações políticas entre homens e nações. É representada como uma jovem coroada de louros, trazendo na mão direita uma trombeta e, na esquerda, um livro intitulado "Thucydide". Outras representações apresentam-na segurando um rolo de pergaminho e uma pena, atributos que, às vezes, também acompanham Calíope.Em algumas de suas estátuas traz esse instrumento em uma das mãos e, na outra, um plectro (palheta). Um dos nove livros de Heródoto leva o nome de Clio, em homenagem à musa.
Erato, a amável
Era a musa da poesia romântica, representada com uma lira, e dos hinos. É representada com uma lira e por vezes com uma coroa de rosas.
Euterpe, a Doadora de Prazeres
Melpômene, a poetisa
Costuma usar uma faca ou bastão em uma mão e uma máscara na outra. Na cabeça é apresentada com uma coroa de cipreste.
Polímnia, a de muitos hinos
Era a musa da comédia. Era representada com uma máscara cômica e por vezes com uma coroa de hera.
Tália (a festiva) era a musa da comédia que vestia uma máscara cômica e portava ramos de hera. É mostrada por vezes portando também um cajado de pastor, coroada de hera, calçada de borzeguins e com uma máscara na mão. Muitas de suas estátuas têm um clarim ou porta-voz, instrumentos que serviam para sustentar a voz dos autores na comédia antiga.
Terpsícore, a rodopiante
Urânia, a celestial
Na Mitologia, Urânia (em grego: Ουρανία - A celestial) era a musa da Astronomia e da Astrologia. Segundo diversas fontes, era filha de Zeus e Mnemósine, ou de Urano, gerada sem mãe.
Urânia era mãe de Lino cujo pai era Apolo. É a mais nova de todas as musas.Esta musa é comumente representada vestida de azul, cor que representa a abóbada celeste, tendo em torno de si um globo terrestre, no qual se medem posições com um compasso, numa de suas mãos.
Também possui uma coroa ou diadema formado por um grupo de estrelas; as estrelas também podem ornar todo o seu vestido. Aos seus pés encontram-se espalhados alguns instrumentos matemáticos, razão pela qual, como tacitamente consideram alguns, seria ainda a musa da matemática e de todas as ciências exatas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bom, esta é a ultima das três postagens que eu queria fazer, só não coloquei mais sobre as musas porque a postagem ficaria grande, aliás, muito grande, pois grande já está! Se quiser buscar mais sobre as musas, eu até aconselho. São muito interessantes e vale a pena conhece-las melhor!
Espero que tenham gostado!
Boa noite, meus queridos leitores.
0 comentários:
Postar um comentário