Estudo anatômico



               Desde sábado, tem chovido quase que ininterruptamente na minha cidade. Ainda estou estou de férias e tenho dedicado meu tempo ao ócio. Hora leio livros, hora desenho. Quanto aos desenhos, poucos passam de rascunhos preguiçosos. Este é o mais recente, um estudo.
               Confesso que já faz algum tempo que não faço estudos. Para ser sincero, desde que passei a temer o tempo, nunca mais dediquei quaisquer míseros minutos na elaboração de um novo estudo. Este aqui é um estudo anatômico, mas aproveitei para treinar aquarela e lápis de cor. Sempre gostei muito de usar lápis de cor nos meus trabalhos, mas desde o ano passado venho desenvolvendo um carinho todo especial pela aquarela, então decidir juntar os dois. O resultado eu gostei bastante.


               Não é exatamente a primeira vez que experimento esta técnica. Já a testei algumas outras vezes e acabei me dando conta de que não funciona em todos os papéis. Papeis para aquarela e alguns tipos de canson, embora sejam de qualidade superior e perfeitos para aquarela, são bastante texturizados e não funcionam muito bem com lápis de cor. Papeis menos texturizados funcionam melhor com lápis de cor, mas não são recomendáveis para aquarela.
               Há poucos dias meu papeis acabaram, e como não os encontrei para comprar na minha cidade, vou acabar tendo que pedir pela internet. Aproveitando a brecha, decidi experimentar uns papeis que ganhei de uma amiga que trabalhava comigo. São bem lisos e se parecem com papel sulfite, porém com gramatura próxima à do papel canson que normalmente utilizo. Tive alguns pequenos problemas com a aquarela, mas de modo geral, tudo funcionou muito bem.

2 comentários:

  1. Ficou lindo e amei a leveza do véu. Você usa lápis de cor aquareláveis ou dos comuns, mesmo? Me parece que os aquareláveis, por serem mais "cerosos", podem não se dar mto bem com papéis mais texturizados, como vc falou, mas talvez os comuns, se bem apontados, não apresentem tanto problema... mas só me parece em teoria. Coincidentemente também tenho pensado muito em experimentar com lápis de cor, até levei comigo numa viagem junto com o sketchbook mas acabei ainda não tentando! Logo farei uns experimentos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Carol! Eu uso os comuns, mesmo. Meus trabalhos com lápis aquareláveis sempre ficam bastante grosseiros, talvez porque eu não sei lidar muito bem com eles.
      Sobre os papéis texturizados, mesmo lápis comuns costumam deixar aquele efeito falhado na pintura. A aquarela até que disfarça as lacunas, mas eu particularmente não gosto muito do resultado. Bom, pode ser que isso dependa também da marca dos lápis, eu sempre usei Faber-Castell. Talvez com outras linhas mais profissionais seja possível obter uma pintura mais uniforme.
      De todo modo, eu acho que você deveria tentar, sim! lápis de cor e aquarela combinam muito bem!

      Excluir

 

O autor


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed semper blandit tortor tempus interdum. Fusce interdum odio eget odio maximus volutpat. Aenean pulvinar mi dui, non ultricies justo ultrices nec. Suspendisse interdum vel lorem tincidunt vestibulum. Pellentesque euismod congue pulvinar. Suspendisse vestibulum ante ac nunc hendrerit, non molestie eros hendrerit. Maecenas consectetur enim sit amet mauris imperdiet, commodo pulvinar tellus tristique.

Postagem em destaque

O Primeiro Arcano

Este vem sendo um ano bastante desgastante para mim, é a última etapa da minha graduação e as correrias com TCC me consomem. Muitos pra...