A Invenção de Hugo Cabret

 Olá pessoal, quanto tempo, não?

Hoje quero compartilhar com vocês um pouco do muito que aprendi com este livro ai ao lado. "A invenção de Hugo Cabret"

A origem disso tudo vem desde o final do ano passado, quando uma amiga minha me contou sobre o lançamento do filme baseado neste livro. Logo que me descreveu algumas passagens, me interessei muito, e pedi emprestado a ela.

Passaram dias e mais dias, e o livro ficou parado, adormecido na minha estante. Até que no ultimo dia de minhas férias, decidi lê-lo durante a madrugada entre domingo e segunda-feira.

O livro conta a história de um garotinho chamado Hugo Cabret, que  após a morte de seu pai, vai morar na central ferroviária de Paris, junto de seu tio, que lhe cria como aprendiz de cronometrista.
Como não sou bom com resenhas, vou poupar-lhes os olhos, colocando uma pequena e interessante sinopse que encontrei, e pular para os pontos que achei mais interessantes. Antes de qualquer coisa, gostaria de avisar que o conteúdo a seguir está repletos de spoilers.

 Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar - escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato - ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.                                           (http://www.ojovemescritor.com/2011/02/resenha-invencao-de-hugo-cabret.html)
 O relatado dono da loja de brinquedos, na história, é carinhosamente chamado de Tio Georges por Isabele, a sobrinha. Seu nome completo é Georges Mílès, que aliás, é um personagem real. A partir daí, começaram minhas descobertas.
Curioso em saber mais sobre o tal homem, comecei a pesquisar pela internet e aprendi muito.

Georges Mílès, também conhecido como o pai dos esfeitos especiais, produziu mais de 500 filmes em sua carreira, foi o primeiro a construir um estúdio cinematográfico na Europa e também o primeiro cineasta a usar storyboards no projeto de seus filmes. Sua mais reconhecida obra é "Viagem a lua", em francês,  Le Voyage dans la Lune, produzido em 1902.

Mais uma vez, mergulhando em busca de saciar minha curiosidade, encontrei alguns videos de suas obras. "Viagem a lua" eu vi pela primeira vez no blog da bel e gostei muito, muito mesmo.

Como segundo ponto de interesse. Os autômatos, ah, os autômatos!...mas, o que eles são, mesmo?

Caderno de Cabret, com estudos do autômato, feito por seu pai.
Enquanto lia o livro, não pude deixar de notar uma das personagens, da qual não possuía vida humana. Era o autômato, uma espécie de boneco mecânico movido a engrenagens. A principio, achei que não passasse de mera imaginação do escritor, mas ao fim do livro, algo me chamou atenção. Era um link que direcionou-me a um site sobre um autômato bem antigo. No site tem dois videos do funcionamento dele, minha primeira reação foi algo semelhante a espanto, depois medo e então interesse. Depois de pesquisar, percebi que apenas algumas coisas, além do nome "autômato", eram novidade para mim.
Por fim, acabei gostando muito de tudo isso, procurei definições para o objeto e fiz até um desenho inspirado no personagem da história. Mostrarei ambos respectivamente.

Definição:

Baseado em informações tiradas do próprio livro e da internet, formulei uma idéia.
Ao meu entender, autômatos surgiram por volta do século XIII. A principio, criados por mágicos, dominadores de conhecimentos de mecânica, eram usados para impressionar em seus espetáculos.
São construídos de pequenas peças e funcionam por corda. Suas formas variam, assim como suas funções.
Podem ter desde a aparência de uma ave, até um humano e com funções variantes. Alguns apenas se mexem, outros até escrevem.
Até hoje ainda os constroem, mas é claro, bem mais sofisticados! O que mais me impressiona, é a movimentação surpreendentemente semelhante a humana, até mais que os próprios robôs modernos!

Ai ao lado, pode ver a minha ilustração do autômato de Georges Mílès, abaixo dois videos que selecionei para vocês entenderem melhor sobre o que eu estou falando.
Dá para acreditar que são movimentados por corda? É claro que são dois exemplos modernos, mas ainda sim surpreendem.
Se quiser dar uma olhada no site citado mais acima, acesse:
http://www.fi.edu/learn/sci-tech/automaton/automaton.php?cts=instrumentation

Esse outro site eu encontrei logo abaixo do vídeo da Nancy (o segundo), é bem interessante, vale a pena conferir também.
http://automatomania.co.uk

Como citei lá no inicio da postagem, o livro havia ganhado uma versão cinematográfica. Nada mais justo do que encerrar por hoje com o trailer desta impecável obra!


Então, pessoal. Encerro por hoje
Muito obrigado pela atenção e até a próxima!


0 comentários:

Postar um comentário

 

O autor


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed semper blandit tortor tempus interdum. Fusce interdum odio eget odio maximus volutpat. Aenean pulvinar mi dui, non ultricies justo ultrices nec. Suspendisse interdum vel lorem tincidunt vestibulum. Pellentesque euismod congue pulvinar. Suspendisse vestibulum ante ac nunc hendrerit, non molestie eros hendrerit. Maecenas consectetur enim sit amet mauris imperdiet, commodo pulvinar tellus tristique.

Postagem em destaque

O Primeiro Arcano

Este vem sendo um ano bastante desgastante para mim, é a última etapa da minha graduação e as correrias com TCC me consomem. Muitos pra...