Baba Yaga

No ano passado, minha mãe me deu um papel de formato engraçado, parecia aqueles 'pratinhos' de brigadeiro, mas era duro e tinha uma textura semelhante a de papel paraná. Ontem eu decidi desenhar nele, só por distração. Fiz essa velhinha, mas mesmo sendo totalmente diferente, me fez lembrar uma personagem do folclore eslavo que eu gosto bastante. Baba Yaga.

O que eu conheço sobre ela não é nada tão aprofundado, por isso, como faço de costume, peguei uma definição da internet.


"Baba Yaga é uma figura do folclore do leste europeu. É uma mulher velha e ossuda que viaja pelos céus montada em um almofariz. Os rastros que deixa, apaga com uma vassoura. Mora em uma casa móvel, com patas de galinha, cuja fechadura é uma boca cheia de dentes. Isaac Bashevis Singer descreveu Baba Yaga com um nariz vermelho arrebitado (apesar de alguns escritores comentarem um nariz azul), com narinas largas e ardentes, olhos em chama como carvão em brasa e com cardos a sair do crânio em vez de cabelos. Singer referiu também a existência de babas menores e de pequenos demônios chamados dziads.
Ajuda os puros de coração e devora os impuros.
Originalmente concebida como uma entidade benfazeja, ao longo do tempo foram lhe atribuindo um caráter sinistro."
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Baba_Yaga



2 comentários:

 

O autor


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed semper blandit tortor tempus interdum. Fusce interdum odio eget odio maximus volutpat. Aenean pulvinar mi dui, non ultricies justo ultrices nec. Suspendisse interdum vel lorem tincidunt vestibulum. Pellentesque euismod congue pulvinar. Suspendisse vestibulum ante ac nunc hendrerit, non molestie eros hendrerit. Maecenas consectetur enim sit amet mauris imperdiet, commodo pulvinar tellus tristique.

Postagem em destaque

O Primeiro Arcano

Este vem sendo um ano bastante desgastante para mim, é a última etapa da minha graduação e as correrias com TCC me consomem. Muitos pra...