As fadas prensadas de Lady Cottington

Lady Cottington e as fadas. 1917

Hoje a tarde, enquanto meu irmão conversava comigo, mencionou o titulo de um livro e perguntou se eu já havia lido-o.  Chamava-se O Livro de Fadas Prensadas de Lady Cottington.
Quando respondi que não conhecia, ele me deu uma breve introdução. Disse que tratava-se do diário de uma garota onde, ao longo de sua vida, registrava sua relação com as fadas. A garota é protagonista, não somente do livro, mas, também, de uma foto de 1917, tirada por sua prima, onde aparecem fadas dançando. A imagem, na época, causou um verdadeiro alvoroço. Todos acreditavam que os seres alados eram reais, mas, algum tempo depois, descobriu-se que não passavam de ilustrações de livros coladas sobre a foto.
Horas mais tarde, pesquisei sobre a obra e descobri que está indisponível no mercado há um bom tempo, porém, encontrei um site que a disponibilizava em pdf e, sem perder tempo, a devorei.
O livro registra, da infância até a fase adulta, todos os momentos em que Lady Cottington se encontra com as fadas. É repleto de manuscritos e de fadas que ela prensou (quer dizer, da imagem das fadas. Sempre que o livro fechava-se sobre uma, o que ficava registrado era seu espectro, mas a criaturinha, em si, continuava viva, sem nenhum arranhão), além dos mais divertidos relatos. Em todo o livro, existem comentários sobre a personalidade brincalhona e exagerada, e até mesmo irritante, que a maioria daqueles seres possuem. Alguns são mais dóceis e delicados, mas a maioria é bem travessa.
O livro é uma aventura deliciosa, ilustrado da capa à contra capa por Brian Froud, atualmente, o maior representante da Fantasy Art. É inspiração para milhares de artistas no mundo todo, inclusive eu!
A obra é consideravelmente inacessível, mesmo assim, super indico para todo mundo que estiver à fim de conhecer as fadas. Fiquei absolutamente maravilhado e espero, algum dia, poder adquiri-la.

Ilustrações de Brian Froud

1 comentários:

 

O autor


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed semper blandit tortor tempus interdum. Fusce interdum odio eget odio maximus volutpat. Aenean pulvinar mi dui, non ultricies justo ultrices nec. Suspendisse interdum vel lorem tincidunt vestibulum. Pellentesque euismod congue pulvinar. Suspendisse vestibulum ante ac nunc hendrerit, non molestie eros hendrerit. Maecenas consectetur enim sit amet mauris imperdiet, commodo pulvinar tellus tristique.

Postagem em destaque

O Primeiro Arcano

Este vem sendo um ano bastante desgastante para mim, é a última etapa da minha graduação e as correrias com TCC me consomem. Muitos pra...