Lady Cottington e as fadas. 1917 |
Hoje a tarde, enquanto meu irmão conversava comigo, mencionou o titulo de um livro e perguntou se eu já havia lido-o. Chamava-se O Livro de Fadas Prensadas de Lady Cottington.
Quando respondi que não conhecia, ele me deu uma breve introdução. Disse que tratava-se do diário de uma garota onde, ao longo de sua vida, registrava sua relação com as fadas. A garota é protagonista, não somente do livro, mas, também, de uma foto de 1917, tirada por sua prima, onde aparecem fadas dançando. A imagem, na época, causou um verdadeiro alvoroço. Todos acreditavam que os seres alados eram reais, mas, algum tempo depois, descobriu-se que não passavam de ilustrações de livros coladas sobre a foto.
Horas mais tarde, pesquisei sobre a obra e descobri que está indisponível no mercado há um bom tempo, porém, encontrei um site que a disponibilizava em pdf e, sem perder tempo, a devorei.
O livro registra, da infância até a fase adulta, todos os momentos em que Lady Cottington se encontra com as fadas. É repleto de manuscritos e de fadas que ela prensou (quer dizer, da imagem das fadas. Sempre que o livro fechava-se sobre uma, o que ficava registrado era seu espectro, mas a criaturinha, em si, continuava viva, sem nenhum arranhão), além dos mais divertidos relatos. Em todo o livro, existem comentários sobre a personalidade brincalhona e exagerada, e até mesmo irritante, que a maioria daqueles seres possuem. Alguns são mais dóceis e delicados, mas a maioria é bem travessa.
O livro é uma aventura deliciosa, ilustrado da capa à contra capa por Brian Froud, atualmente, o maior representante da Fantasy Art. É inspiração para milhares de artistas no mundo todo, inclusive eu!
A obra é consideravelmente inacessível, mesmo assim, super indico para todo mundo que estiver à fim de conhecer as fadas. Fiquei absolutamente maravilhado e espero, algum dia, poder adquiri-la.
|
|
Ilustrações de Brian Froud
Vc pode me passar o site que conseguiu ler o PDF desse livro??
ResponderExcluir